Pasta fresca di grano duro

Eu sou o tipo raro de pessoa que compra utensílios domésticos e os usa, não deixa guardado num canto do armário. Há tempos comprei uma máquina de abrir massa e, de quando em quando, faço pasta fresca em casa. Tendo a máquina é muito, muito fácil fazer, leva uns 15 minutinhos pra ter tudo pronto. A de hoje eu fiz com farinha de semolina, que é a famosa farinha de grano duro, ingrediente principal dos macarrões italianos que a gente encontra no supermercado.  

Para duas pessoas você vai precisar de:

  • 200g de farinha de semolina
  • 2 gemas de ovo (prefira os orgânicos)
  • uma pitada de sal
  • um pouco de água

Disponha a farinha em uma bancada e faça uma cova no centro. Coloque as gemas nessa cova e vá misturando a farinha com a ponta dos dedos aos poucos. Vá adicionando água de pouquinho em pouquinho. A ideia é ter uma massa o mais seca possível, só adicione água se ainda tiver farinha solta sobrando; quando acabar a farinha solta é porque a massa já está úmida o suficiente.

Divida a bola de massa em dois. Comece com uma das metades: passe-a pela maior abertura da máquina, dobre-a em dois e passe-a novamente. Repita o processo mais três vezes. Diminua a abertura em um ponto, passe a massa pela máquina e assim sucessivamente, até a abertura de número 5, que é a espessura ideal para fettucine.

Passe a tira de massa que foi obtida pelo acessório de fettucine. Disponha a massa cortada em cima de um pano de prato bem grande, cuidando para que não grudem umas nas outras (pode polvilhar um pouco de farinha por cima). Repita o processo com a segunda metade da massa. Deixe secando sobre o pano até a hora de fazer. Se quiser pode deixar secar mais tempo, guardar e usar em outro dia.

Na hora de fazer, coloque em água fervente com sal e deixe por 2 minutos. Fica uma delícia só com manteiga, pimenta do reino, noz moscada, salsinha e parmesão do bom ralado na hora.

About these ads


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 35 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: